Vigias de Rua

A ANMA no final de 2020 realizou um cadastramento voluntário dos vigias de rua do bairro, bem como um mapeamento das guaritas.
O tema é desafiador e deve ser tratado no âmbito individual de cada morador com a sua rua.
A questão da informalidade na contratação deste serviço abre uma importante brecha legal, que não deve ser ignorada.

Antes de contratar quaisquer serviços de segurança de pessoas, defesa do patrimônio e escolta de cargas ou de valores, verifique junto ao sindicato patronal se a empresa que pretende executá-los está realmente habilitada. Saiba também que o Departamento de Polícia Federal poderá prestar informações quanto à situação de regularidade das empresas.

Para denunciar serviços irregulares de segurança e vigilância, basta entrar em contato com as DELESPs – Delegacias de Controle da Segurança Privada de São Paulo, ou nas Comissões de Vistoria da Polícia Federal. O SESVESP também recebe as denúncias e as encaminha ao DPF.

Para isso, disponibiliza um formulário que pode ser encontrado no site www.sesvesp.com.br, onde também é possível pesquisar as empresas que tiveram seus alvarás cancelados (Contrate com segurança/ alvarás cancelados).

Disponibilizamos abaixo um material de apoio para auxiliar o morador no tema.
Material gentilmente cedido pelos nossos amigos da SAAP.

Parecer jurídico vigias de rua.

Modelo de contrato para vigias.

Modelo de recibo para vigias.

Cartilha sobre vigias SAAP.

Engaje-se no nosso programa de monitoramento de câmeras.