AGENDA 2030, UM BAIRRO MAIS SUSTENTÁVEL E UM MUNDO MELHOR

O que são ODS?

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

ANMA e o Desenvolvimento Sustentável

Todas as proposta da  ANMA visam valorizar iniciativas de melhoria da qualidade de vida e bem-estar cidadão e tem integração com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU*.

Os 3 eixos de trabalho da associação (segurança, zeladoria e cidadania) integram algumas das metas dos ODS prioritários da ANMA, como por exemplo o ODS 3 (Saúde e Bem estar), ODS 4 (Educação de qualidade), ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), ODS 12 (Consumo e Produção responsáveis), ODS 15 (Vida terrestre) ODS 16 (Paz, justiça e instituições eficazes) e o ODS 17 (Parcerias e meios de implementação).

O projeto de regenerar e ocupar os espaços verdes das praças, valorizar a arborização urbana e incentivar o esporte e o lazer, traz bem-estar aos cidadãos da região, além de benefícios a todos que circulam e moram na cidade. Como exemplo, o  projeto de mapeamento das mais de 900 árvores do bairro, que se relaciona com o ODS 15, teve o intuito de conhecer as espécies que coabitam o bairro e suas condições fito sanitárias, e de preservar, valorizar e divulgar a importância do bem-estar (ODS 3) e aspecto educativo (ODS 4) dessa ação.

Buscar integrar a comunidade com os equipamentos públicos existentes possibilita conhecer as realidades, valorizar os sucessos e apoiar e ajudar quando surgem desafios. Como exemplo, a aproximação com as escolas públicas do bairro (ODS 4  – Educação de qualidade) e( ODS 10 – Redução das desigualdades).

Os eixos de zeladoria e cidadania, propõem a integração, o conhecimento, o cuidado e o incentivo à cooperação cidadã para os moradores e frequentadores do bairro,  se relacionando com os ODS 11, 12, 16 e 17). Tais propostas  resultam em uma maior segurança para o bairro, terceiro eixo de atuação da associação.

A ANMA quer um bairro mais sustentável e um mundo melhor para todos.

Saiba mais sobre a Agenda 2030 através dos links abaixo e participe dos nossos projetos. Juntos somos mais fortes.

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/governo/planejamento/agenda_2030/
www.tce.sp.gov.br/observatorio/ods
https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br/noticias/2806-presidente-do-tcmsp ressalta-importancia-da-agenda-2030-em-encontro-de-tribunais
www.pactoglobal.org.br/ods